Dramatização psicodramática na formação docente de profissionais da saúde

Autores

  • Lucio Guilherme Ferracini
  • Lidia Ruiz-Moreno

Palavras-chave:

profissionais da saúde, formação dos profissionais da saúde, psicodrama, grupos focais, aptidão para aprendizagem

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar uma experiência de formação docente em saúde, utilizando-se a dramatização psicodramática na disciplina Processo Ensino-Aprendizagem do Programa Ensino em Ciências da Saúde. Buscou-se, com isso, compreender aspectos relevantes para o desenvolvimento do papel docente, bem como explorar o lugar da dramatização como recurso metodológico no processo educativo. O encontro, com três horas, foi filmado e transcrito para posterior análise temática. A dramatização psicodramática mostrou-se útil como estratégia de ensino-aprendizagem no processo de formação docente, no contexto das atuais políticas indutoras da formação profissional em saúde, contribuindo para a construção do conhecimento e superando o modelo transmissivo do saber.

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Publicado

2020-01-09

Como Citar

Guilherme Ferracini, L. ., & Ruiz-Moreno, L. . (2020). Dramatização psicodramática na formação docente de profissionais da saúde. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(1), 18–27. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/151

Edição

Seção

Artigos Inéditos