O jogo dramático na gestão por competência

Autores

  • Saskia Andrade de Vasconcelos

Palavras-chave:

psicodrama, jogos, percepção de papel, competência profissional, avaliação de desempenho

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a aplicabilidade de um instrumento de desenvolvimento e avaliação de aptidões em uma instituição financeira. Visa especificamente validar o jogo dramático na Gestão por Competência, que propiciou a 360 participantes de grupos focais liberar a espontaneidade e a criatividade, essenciais para o aprendizado, o desenvolvimento, a avaliação e o aperfeiçoamento de suas habilidades e atitudes, bem como identificar colaboradores com maior aderência às sete capacidades consideradas mais expressivas para o melhor desempenho institucional. Demonstramos como resultados que esta metodologia permite o aprofundamento das reflexões sobre a inovadora atuação de colaboradores em grupos operacionais, aliado ao aprimoramento do papel de direção em Psicodrama com utilização de jogos dramáticos no âmbito organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Dutra, J. S. (2017). Competências: Conceitos, instrumentos e experiências (2a. ed.). São Paulo: Atlas.

Gonçalves, C. S., Almeida, W. C., & Wolff, J. R. (1988). Lições de psicodrama: Introdução ao pensamento de J. L. Moreno (11a. ed.). São Paulo. Ágora.

Monteiro, R. F. (1994). Jogos dramáticos. São Paulo: Ágora.

Moreno, J. L. (1975). Psicodrama. São Paulo: Cultrix.

Pontes, B. R. (2014). Planejamento, recrutamento e seleção de pessoal (7a. ed.). São Paulo: LTR.

Yozo, R. Y. K. (1996). 100 jogos para grupos. São Paulo: Ágora.

Downloads

Publicado

2020-01-10

Como Citar

Andrade de Vasconcelos, S. . (2020). O jogo dramático na gestão por competência. Revista Brasileira De Psicodrama, 25(2), 47–54. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/188

Edição

Seção

Artigos Inéditos