Sociodrama na formação inicial de professores de ciências: enfrentando as dificuldades e conflitos na iniciação à docência

Autores

  • Plinio Barbosa Bronzeri
  • Maria Candida Varone de Morais Capecchi

Palavras-chave:

Formação de professores, alfabetização científica, sociodrama

Resumo

Muitos trabalhos demonstram a importância de uma formação de professores que promova a reflexão, mas é preciso levar em conta as particularidades vividas por esses profissionais para proporcionar soluções cocriadas. Neste trabalho apresentamos as primeiras reflexões sobre um projeto voltado à investigação do papel do sociodrama como prática para fomentar a formação de professores que lecionam ciências. A partir das avaliações apresentadas pelos participantes, demonstramos que o sociodrama, como uma prática importante na formação de professores, viabiliza debates para além de uma discussão verbal e se pauta em acontecimentos vividos como forma de incentivo à reflexão dos educadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO. R; REZENDE, F. Formação continuada de professores de física em um ambiente virtual construtivista de aprendizagem: Análise da progressão do conhecimento profissional. In: X Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2006, Anais. Londrina: Sociedade Brasileira Física, 2006. [ Links ]

ASSIS, A. A.; TEIXEIRA, O. P. B. Contribuições e dificuldades relativas à utilização de um texto. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004. Anais. Jaboticatubas: Sociedade Brasileira Física, 2004. [ Links ]

BARANA, A. C. M. S.; LOPES, D. P. M. Temas de física no ensino de ciências: formação continuada a distância de professores do primeiro ciclo do ensino fundamental associada à inclusão digital. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. Anais. Curitiba: Sociedade Brasileira Física, 2008. [ Links ]

MORENO, J. L. O teatro da espontaneidade. Tradução: Maria Sílvia Mourão Neto. São Paulo: Editora Summus, 1984. [ Links ]

________. Quem sobreviverá? Fundamentos da sociometria, da psicoterapia de grupo. Tradução Moysés Aguiar; edição do estudante. São Paulo:
Daimon, 2008. [ Links ]

PERRENOUD, Ph et al. As competências para ensinar no século XXI. A formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. [ Links ]

SILVA, E. L.; PACCA, J. L. A. Ensinando e aprendendo em grupo - uma experiência de formação continuada. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008. Anais. Curitiba: Sociedade Brasileira Física, 2008. [ Links ]

SOUZA, L. S. Compreensão leitora nas aulas de ciências. (Dissertação de Doutorado) – Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, 217 p., 2010.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Barbosa Bronzeri, P., & Candida Varone de Morais Capecchi, M. (2020). Sociodrama na formação inicial de professores de ciências: enfrentando as dificuldades e conflitos na iniciação à docência. Revista Brasileira De Psicodrama, 20(2), 115–125. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/266

Edição

Seção

Comunicações Breves