O JOVEM E A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO

Autores

  • Rodrigo Padrini Monteiro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Zoé Margarida Chaves Vale Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Psicodrama, jovem, trabalho, matriz de identidade

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a relação existente entre o jovem e a vivência de sua primeira experiência de trabalho, buscando a compreensão dos fatores envolvidos nesse processo à luz do psicodrama e de outras pesquisas sobre o assunto, além de contribuir para a construção de novos conhecimentos sobre a juventude e a socionomia. A pesquisa – teórica e empírica – busca identificar os sentidos do trabalho para o jovem e as influências da sua primeira experiência na constituição de sua identidade. Foi possível estabelecer conexões entre os resultados obtidos e a teoria psicodramática, apontando para um campo fértil de conhecimento e pesquisa em relação à categoria trabalho na perspectiva da socionomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Padrini Monteiro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Psicólogo formado pela PUC-MG e psicodramatista pelo IMPSI

Zoé Margarida Chaves Vale, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em psicologia social (UFMG); especialista em psicodrama e dinâmica de grupo (Sobrap); psicologia clínica, organizacional e do trabalho (CRP-4); docente supervisora no IMPSI

Referências

ABRAMO, H. e BRANCO, P. P. M. Retratos da juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. São Paulo: Perseu, 2005.

BUSTOS, D. M. Asas e Raízes. In: HOLMES, P.; KARP, M.; WATSON, M. O psicodrama após Moreno: inovações na teoria e na prática. São Paulo: Ágora, 1998.

DAYRELL, J.; e LEÃO, G.; GOMES, N. L. Pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas. Região Metropolitana de Belo Horizonte. Relatório preliminar dos grupos de diálogo. Ibase, e Polis e Observatório da Juventude-UFMG: jun de 2005.

FONSECA, J. de S. Psicodrama da loucura: correlações entre Buber e Moreno. São Paulo: Ágora, 1980.

______. Ainda sobre Matriz de Identidade In: Revista Brasileira de Psicodrama, v. 4, Fasc. II. São Paulo: Diretoria de Divulgação e Comunicação da Febrap, 1996. pp. 21 a 33.

GUIMARÃES, G. G. e GRINSPUN, M. P. S. Z. Revisitando as origens do termo juventude: a diversidade que caracteriza a identidade. In: Site da 31ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Disponível em: < http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT20-4136--Int.pdf> Acesso em 10 de março de 2010.

GONÇALVES, C. S.; WOLFF, J. R.; ALMEIDA, W. C. de. Lições de psicodrama: introdução ao pensamento de J. L. Moreno. São Paulo: Ágora, 1988. 110p.

JUNIOR, P. R. da S. A construção da identidade de jovens pobres que participam da lei da aprendizagem do tem e suas relações com a visão de juventude que orienta as políticas de inserção profissional juvenil. Anteprojeto de Mestrado em Psicologia Social. UFMG. Belo Horizonte, 2009.

KEHL, M. R. A juventude como sintoma da cultura. In: Outro Olhar: Revista de Debates Mandato Vereador Arnaldo Godoy (PT). Ano V, Nº 6, Belo Horizonte, novembro de 2007.

MARTINS, H. H. T. de S. O jovem no mercado de trabalho. In: Revista Brasileira de Educação, Anped (Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação), 1997.

MAZZOTTA, M. do C. E. Sociodrama, juventude e inserção social. Revista Brasileira de Psicodrama, vol.18, número 2, 2010, pp. 27-41.

MORENO, J. L. Psicodrama. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1997.

Monografia (Especialização em Psicodrama) – Instituto Mineiro de Psicodrama e Faculdade Pitágoras. Curso de Especialização de Psicodrama, Belo Horizonte, 2010.

PAIS, J. M. Emprego juvenil e mudança social: velhas teses, novos modos de vida. In: Análise Social, vol. XXVI (114). Lisboa, 1991. pp. 945 a 987.

TIBA, I. Puberdade e adolescência: desenvolvimento biopsicossocial. São Paulo: Ágora, 1986.

VALE, Z. M. C. Participação social de alunos jovens no contexto da educação de jovens e adultos - EJA - de uma escola pública. Projeto de Qualificação de Mestrado em Psicologia Social: UFMG. Belo Horizonte, 2006.

WERTHEIM, J. Juventude, educação e cidadania. In: Tendências/Debates. Folha de S.Paulo, 14/mar/2006.

OBRAS CONSULTADAS

ERIKSON, E. H. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

MONTEIRO, R. P. e VALE, Z. M. C. O jovem e a primeira experiência de trabalho. 2010.

VALE, Z. M. C. e van STRALEN, C. J. Encontros e desencontros entre os jovens e a escola: sentidos da experiência escolar na educação de jovens e adultos. 2007. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - UFMG, Pós graduação de Psicologia, Belo Horizonte, 2007.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Monteiro, R. P. ., & Chaves Vale, Z. M. . (2020). O JOVEM E A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO. Revista Brasileira De Psicodrama, 19(2), 113–124. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/282

Edição

Seção

Sessão Livre