Grupo autodirigido: tecendo sobre e fluindo com...

Autores

  • Mariângela Pinto da Fonseca Wechsler
  • Dirce Fátima Vieira
  • Vera Lucia Rolim

Palavras-chave:

Grupos Autodirigido, Psicodrama, Pesquisa-Ação

Resumo

Este artigo nasceu da experiência inovadora das autoras com a implementação de Grupo Autodirigido em um curso de Psicodrama, da pesquisa qualitativa feita sobre esse tema e das experiências singulares adquiridas na trajetória de ser Psicodramatista de todas as autoras. O Grupo Autodirigido é um dispositivo de aprendizagem, em que confluem aspectos psicoterápicos e de aprendizagem. Pode ser realizado institucionalmente ou em consultório privado. Este artigo se propõe a mostrar as diferenças e as semelhanças entre essas abordagens e também entre o GAD, nos focos socioeducacional e psicoterápico. Discute ainda a possibilidade de acolher outros papéis profissionais, além da formação de psicodramatista, e enfatiza a Pesquisa-Ação com seu fundamento político e ideológico como a precursora filosófica desse dispositivo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, G. O que é contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó (SC): Argos, 2009.

BUSTOS, D. M. Nuevos rumbos em Psicoterapia Psicodramática. La Plata: Editorial Momento, 1985.

_____. O Psicodrama: Aplicações da técnica psicodramática. São Paulo: Summus, 1982.

_____. Perigo... Amor à vista! Drama e Psicodrama de Casais. São Paulo: Aleph, 1990.

MORENO, Z. T; BLOMKVIST, L. D.; RÜTZEL, T. A Realidade Suplementar e a Arte de Curar. São Paulo: Ágora, 2001.

AMATO, M. A. A poética do Psicodrama: O grupo Autodirigido e a Dinâmica de Cena. São Paulo: Aleph, 2002. CONTRO, L. Nos Jardins do Psicodrama. Campinas (SP): Alínea, 2004.

WECHSLER, M. P. F. “A Pesquisa-Ação e os Métodos Socionômicos: uma conexão possível”. In: Anais IV Congresso Brasileiro de Psicodrama. Belo Horizonte (MG): Atividade Temas em Debate, 9 p, 9 a 12 junho de 2004.

_____. “Preço e/ou apreço: Jornal Vivo como dispositivo ou contradispositivo?”. In: WECHSLER, M. P. F; MONTEIRO, R. F. (orgs.). Psicodrama em Espaços Públicos: Práticas e Reflexões. São Paulo: Ágora, 2014.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Pinto da Fonseca Wechsler, M. ., Fátima Vieira, D. ., & Lucia Rolim, V. . (2020). Grupo autodirigido: tecendo sobre e fluindo com. Revista Brasileira De Psicodrama, 23(1), 42–50. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/298

Edição

Seção

Artigos Inéditos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)