Psicodrama pedagógico sob a ótica da transdisciplinaridade na arte-educação

Autores

  • Manon Toscano Lopes Silva Pinto

Palavras-chave:

Competência Profissional, Ensino, Psicodrama pedagógico, Dança-teatro, Trandisciplinaridade

Resumo

O artigo objetiva apresentar um estudo de caso, ocorrido no Colégio Militar de Salvador com discentes do Ensino Básico, resultante de uma experiência com o psicodrama socioeducacional nas oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa – Artes Cênicas. A meta é o desenvolvimento da espontaneidade, da criatividade e da sensibilidade como competências e habilidades auxiliadoras do multiletramento e desenvolvimento de competências, programa instituído pela Divisão de Ensino Preparatório Assistencial que supervisiona o Sistema Colégio Militar do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Competencia Profesional. Enseñanza. Psicodrama pedagógico. Teatro de la danza. Transdisciplinaridad.CANCLINI, N. G. Culturas híbridas. 4. ed., São Paulo: Edusp, 2003.

JONNAERT, P. Le concept de compétence revisité. Quebec: EENAS, 2007.

LEPAGE, C. “Praticar a arte dramática na escola”. In: MARCEAU, C; CAJAIBA, C. Teatro na escola: reflexões sobre as práticas atuais. Salvador: UFBA, 2013, p. 9-19.

MÖDINGER, C. R. Artes Visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. São Paulo: Edelbra, 2012.

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Summus, 1985.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Brasília: Cortez, 2000.

ROJAS-BÉRMUDEZ, J. G. Que es el sicodrama?. Buenos Aires: Editorial Celcius, 1984.

ROMAÑA , M. A. Psicodrama pedagógico. Campinas: Papirus, 1990.

WEIL, P. Psicodrama. Rio de Janeiro: Cepa, 1967.

Downloads

Publicado

2020-01-15

Como Citar

Toscano Lopes Silva Pinto, M. . (2020). Psicodrama pedagógico sob a ótica da transdisciplinaridade na arte-educação. Revista Brasileira De Psicodrama, 23(1), 68–74. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/306

Edição

Seção

Comunicações Breves