Considerações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama

Autores

  • Daniel Gulassa
  • Cecília Zylberstajn
  • Cristine G. Massoni
  • Denise S. Nonoya

Palavras-chave:

Monografia, Orientação, Psicodrama, Pós-graduação lato sensu

Resumo

A literatura científica é escassa no que se refere aos aspectos subjetivos que influenciam as relações de orientador, orientando e parecerista, no processo de elaboração da produção teórica nos cursos de pós-graduação lato sensu. Considerando essas relações como determinantes para que o sujeito complete ou não sua pós-graduação, o intuito do texto é trazer à luz a alguns aspectos identificados a partir da literatura disponível, além de efetuar uma leitura socionômica do fenômeno referido. Com isso, pretendemos instrumentalizar os atores em questão para que logrem cuidar deste processo, a partir de uma perspectiva relacional, a fim de diminuir a ocorrência de desistências de entrega de monografias, e, dessa maneira, incrementar ainda mais o conhecimento científico e socionômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLEICHMAR, H. O Narcisismo: estudo sobre a enunciação e a gramática inconsciente. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987. [ Links ]

BRITO, V. Um convite à pesquisa: epistemologia qualitativa e psicodrama. In: BRITO, V; MERENGUÉ, D.; MONTEIRO, A. M. Pesquisa qualitativa e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2006. [ Links ]

BUSTOS, D. M. Perigo... Amor à vista! Drama e psicodrama de casais. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2001. [ Links ]

__________. Narcisismo y vincularidad. Instituto de Psicodrama e máscaras. 2007. Disponível em: <http://www.institutodepsicodrama.com.br/?page=artigos&id=8>. Acesso em 22 mar. 2013.

CALVENTE, C. O personagem na psicoterapia: Articulações psicodramáticas. São Paulo: Ágora, 2002. [ Links ]

CUKIER, R. Sobrevivência emocional: as dores da infância revividas no drama adulto. São Paulo: Ágora, 1998. [ Links ]

__________. O psicodrama da humanidade: Utopia, será? In: COSTA. R. P. (org.). Um homem à frente de seu tempo: o psicodrama de Moreno no século XXI. São Paulo: Ágora, 2001. [ Links ]

ENDE, J. Feedback in clinical medical education. Journal of American Medical Association (JAMA), v. 250, n. 6, p. 777-781, 1983. [ Links ]

FERREIRA, L. M.; FURTADO, F.; SILVEIRA, T. S. Relação orientador-orientando. O conhecimento multiplicador. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 24, n. 3, p. 167-172, 2009. [ Links ]

HAZAN, M. G. Self: três abordagens psicológicas. In: COSTA. R. P. (org.). Um homem à frente de seu tempo: o psicodrama de Moreno no século XXI. São Paulo: Ágora, 2001. [ Links ]

HEINRICH, K. T. Doctoral Advisement Relationships between Women: On Friendship and Betrayal. Journal of Higher Education, v. 66, n. 4, p. 447-469, 1995. [ Links ]

KOHUT, H. Psicologia do Self e a Cultura Humana: reflexões sobre uma nova abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1988. [ Links ]

LEITE FILHO, G.; MARTINS, G. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, p. 99-109, 2006. [ Links ]

MERENGUÉ, D. Psicodrama e investigação científica. In: BRITO, V; MERENGUÉ, D.; MONTEIRO, A. M. Pesquisa qualitativa e psicodrama. São Paulo: Ágora, 2006. [ Links ]

MORENO, J. L. Psicodrama. São Paulo: Cultrix, 1975. [ Links ]

__________. Fundamentos do psicodrama. São Paulo: Summus, 1983. [ Links ]

__________. Psicoterapia de grupo e psicodrama – Introdução à teoria e à prática. 2. ed. Revisada. Campinas: Editorial Psy, 1993.

__________. Teatro da espontaneidade. 3. ed. São Paulo: Ágora Daimon, 2012. [ Links ]

MULLINS, G.; KILEY, M. "It's a PhD, not a Nobel prize": how experienced examiners assess research theses. Studies in higher education, v. 27, n. 4, p. 369-386, 2002. [ Links ]

PEZZI, S.; STEIL, A. V. A análise do processo de exame de grau na pós-graduação strictu sensu. Revista Educação e Pesquisa, v. 35, n. 1, p. 33-50, 2009. [ Links ]

POWELL, S.; MCCAULEY, C. Research degree examining: common principles and divergent practices. Quality assurance in education, v. 12, n. 2, p. 104-115, 2002. [ Links ]

SETUBAL, A. A. Pesquisa no serviço social: Utopia e realidade. São Paulo: Cortez, 1995. [ Links ]

SEVERINO, A. J. Pós-graduação e pesquisa: o processo de produção e de sistematização do conhecimento. Revista Diálogo Educacional, v. 9, n. 26, p. 13-27, 2009. [ Links ]

VALE, E.; GONTIJO, B.; MARQUES, S. Deveres e responsabilidades dos pareceristas. In: Anais Brasileiros de Dermatologia, v. 83, n. 4, p. 281-282, 2008. [ Links ]

VIANA C. M. Q. Q.; VEIGA, I. P. A. O diálogo acadêmico entre orientadores e orientandos. Educação, v. 33, n. 3, p. 222-226, 2010. [ Links ]

Downloads

Publicado

2020-01-16

Como Citar

Gulassa, D., Zylberstajn, C., G. Massoni, C., & S. Nonoya, D. (2020). Considerações sobre o processo de orientação de monografia em Psicodrama . Revista Brasileira De Psicodrama, 21(1), 81–94. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/318

Edição

Seção

Artigos Inéditos