EDUCAÇÃO, MÍDIA E INTERNET: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital

Autores

  • Ricardo Zagallo Camargo
  • Manolita Correia Lima
  • Danilo Martins Torini

Palavras-chave:

educação, letramento, metodologias ativas, mídia, internet

Resumo

A forte presença da comunicação digital no cotidiano das escolas demanda uma educação que ocupe o lugar de crítica e mediação diante dos discursos em circulação. Alinhados com essa percepção e embasados pela literatura e pelas pesquisas recentes, discutiremos o conceito de letramento digital (digital literacy), que envolve o desenvolvimento de competências para o uso crítico e informado dos meios digitais, em especial, no contexto das metodologias ativas de aprendizagem. As considerações finais apontam para os desafios encontrados com o objetivo de se estabelecer um diálogo virtuoso entre Educação e Comunicação e sugerem como possíveis caminhos o uso das TICs que enfatize seu caráter comunicacional, assim como o diálogo com os conceitos morenianos de espontaneidade e criatividade.

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Publicado

2019-12-19

Como Citar

Zagallo Camargo, R. ., Correia Lima, M. ., & Martins Torini, D. . (2019). EDUCAÇÃO, MÍDIA E INTERNET: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Revista Brasileira De Psicodrama, 27(1), 106–116. Recuperado de https://revbraspsicodrama.org.br/rbp/article/view/33

Edição

Seção

Artigos Originais